História do Pilates


   A história do Pilates tem início na infância de Joseph Pilates, o criador do Método Pilates que nasceu em 1883. Joseph foi uma criança frágil com doenças respiratórias crônicas. Para lutar contra elas ele decidiu praticar atividades físicas, por entender a importância do movimento seguindo o exemplo de seus pais. Pilates se tornou ginasta como seu pai e estudou ciências naturais e medicina oriental como sua mãe, que era Naturopata. Ele também praticava boxe, esqui e mergulho. Mas a história do Pilates começa na verdade em 1912 quando Joseph vai para Inglaterra como preparador físico da Scotland Yard, polícia inglesa. Há também uma versão de que ele teria ido com um circo, já que ele praticava artes circenses com um de seus irmãos.

    Em 1914 quando explodiu a Primeira Guerra Mundial, Joseph Pilates estava em Lancaster e por isso ficou isolado em um campo. Há uma lenda que diz que alguns dos sobreviventes de uma pandemia de Influenza que matou centenas de pessoas na Europa foram justamente os seguidores de Joseph. Depois da Guerra Joseph volta para Alemanha e se torna treinador da polícia de Hamburgo e ajudou com seu método também na recuperação dos mutilados da Guerra.

    A história do Pilates muda de cenário quando Joseph decide emigrar para os EUA. Na viagem ele conheceu Clara que se tornou sua esposa e contribuiu com o desenvolvimento e os ensinamentos do seu Método quando desembarcaram em New York.


joe-mary-clara

Joe, Clara Pilates e seus alunos no studio em NY


   Nos anos 30 a clientela de Joseph PIlates foi crescendo rapidamente, atingindo a alta sociedade de New York, artistas do cinema, como também médicos, estudantes, músicos e atletas das áreas em que ele atuava, boxeadores, artistas circenses, ginastas, etc.   A primeira geração de professores na História do Pilates foi a classe da dança. Os bailarinos do New York City Ballet, após descobrirem o “Tio Joe”, como o chamavam, começaram a treinar e a reabilitar lesões causadas pela dança, através dos movimentos do Método Pilates naquela época  chamado de “Contrology”. Nomes importantes do Ballet americano e da dança moderna como George Balanchine e Martha Graham foram alunos de Joseph e levavam seus bailarinos da companhia para que o Pilates começasse a fazer parte de sua rotina de treinos.  Carola Trier, Eve Gentry, Romana Kryzanowska, Ron Fletcher, Katy Grant, Bruce King e Lolita San Miguel se tornaram então a primeira geração do Método Pilates ( “Contrology”), os discípulos e Joseph. 

  A partir dos anos 60 a historia do Pilates começa a se difundir através dessa primeira geração de ‘''professores'' que foram se mudando para outras cidades e abrindo seus próprios studios. Dentre eles, Romana Kryzanowska (que denominou authentic pilates) em New York mesmo, Ron Fletcher foi para Califórnia, Eve Gentry para o Novo México e outros emigraram para Europa, Londres e Paris foram algumas das cidades importantes.

    Joseph Hubertus Pilates faleceu aos 87 anos em outubro de 1967. Clara, sua esposa continuou todo o trabalho, até nos deixar em 1976.



joe-clara-1961

Joseph e Clara pilates


    A história do Pilates no Brasil teve início em 1991, quando a bailarina Alice Becker introduziu o método no país, na cidade de Salvador através de sua formação na Polestar Education – EUA e a educadora física, e Inélia Garcia em São Paulo através de sua formação na The Pilates Studio - EUA . Desde então Alice faz parte desta escola que tem sede em Miami - EUA, sua empresa no Brasil chama-se Physio Pilates e é licenciada em toda a América Latina pela Polestar Education. Inélia também tem os direitos da empresa novaiorquina no Brasil.

        A história do Pilates Rio de Janeiro foi introduzida pela educadora física Teresa Camarão em 1998. A fisioterapeuta Myra  Hirano obteve sua primeira formação básica no Método Pilates com a pioneira de sua cidade em 2005.   

        Muito à frente da ciência da fisiologia do exercício, dos estudos científicos sobre atividade física, da própria fisioterapia que ainda tomava forma, Joseph Pilates construiu um legado forte que disseminou seu Método inteligente para todo o mundo, a história do Pilates é seguida, reinventada e semeada até os dias de hoje.  


 Sair de "História do Pilates" e voltar para "Pilates Rio de janeiro" - página inicial


© Myra Hirano 2012 myra@pilatesriodejaneiro.com - 21 - 31284022